Impacto do Estresse na Saúde Digestiva: Entenda Como o Seu Sistema Gastrointestinal Reage.
agosto 29, 2024Exames Gastrointestinais: O Que São, Para Que Servem e Quando São Necessários?
setembro 29, 2024Todos sabemos que a tuberculose (TB) afeta os pulmões não é?
Mas olha que curioso: a bactéria Mycobacterium tuberculosis também pode afetar qualquer outro órgão do nosso corpo, sistema digestivo, coluna, cérebro!!
O Que é a Tuberculose no Sistema Digestivo?
A tuberculose pode se disseminar para outros órgãos além dos pulmões por meio do sistema linfático ou sanguíneo, afetando intestinos, esôfago, estômago e peritôneo (que é a membrana que reveste a cavidade abdominal)!
E o que eu sinto se tiver tuberculose no Sistema Digestivo?
Os sintomas são muito variados e as vezes inespecíficos:
- Dor abdominal: a dor pode ser leve ou intensa, geralmente localizada na área inferior direita do abdômen, associada à infecção da região ileocecal.
- Febre e suores noturnos: isso chama bastante atenção!! Febre baixa persistente e suores noturnos são sintomas comuns que também ocorrem em outras formas de tuberculose.
- Perda de peso inexplicada e falta de apetite: pacientes frequentemente experimentam perda de peso significativa e anorexia devido ao impacto da infecção no metabolismo e na absorção de nutrientes.
- Diarreia ou constipação: alterações no ritmo intestinal, como diarreia crônica ou constipação prolongada, são comuns.
- Náuseas e vômitos: podem ocorrer devido à irritação do estômago e dos intestinos.
- Distensão abdominal: pode ocorrer devido ao acúmulo de líquido na cavidade abdominal (ascite) ou inchaço causado pela inflamação.
Sobre o Diagnóstico da Tuberculose Digestiva
O diagnóstico realmente é desafiador devido aos sintomas inespecíficos e à semelhança com outras condições gastrointestinais, como a Doença de Crohn ou o câncer de cólon. O diagnóstico é geralmente baseado em uma combinação de exames clínicos, laboratoriais e de imagem.
Analisamos a história de cada paciente, é muito importante contar se você teve contato com alguém sabidamente diagnosticado com tuberculose!!
E Como é o Tratamento da Tuberculose no Sistema Digestivo?
O tratamento da tuberculose no sistema digestivo segue as diretrizes para o tratamento da tuberculose pulmonar e envolve uma combinação de medicamentos antibióticos administrados por um período de 6 a 12 meses.
Durante o tratamento, o acompanhamento médico regular é fundamental para monitorar a resposta ao tratamento e identificar possíveis efeitos colaterais dos medicamentos, como danos ao fígado ou reações alérgicas.
As vezes ocorrem complicações que necessitam cirurgia, internação em UTI, suporte nutricional, psicológico entre outros!
Então veja só...
A tuberculose no sistema digestivo é uma forma menos conhecida, mas potencialmente grave, da doença! O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem melhorar significativamente o andar do caso, reduzir as complicações e ajudar a prevenir a disseminação da infecção.
A tuberculose é uma das principais causas de mortalidade por doenças infecciosas em todo o mundo, então vamos ficar ligados para mais essa informação!
Um abraço,
Dra Thaís